terça-feira, 26 de agosto de 2008

Virtudes Sociais


Pra pensar... Texto de São Tomas de Aquino.

Virtudes Sociais
piedade: é a virtude pela qual se dá o devido respeito que se deve aos pais, parentes, amigos e à pátria [Sum. Theo. II-II,q.101,a.1,c]. Opõe-se à piedade a impiedade, ou seja, a falta de respeito devido às referidas pessoas e instituições.
respeito: é a virtude pela qual se reconhece a excelência e dignidade de outrem e o dever de prestar-lhe honras [Sum. Theo. II-II,q.102,a.1,c]. Opõe-se à virtude do respeito o desrespeito, ou seja, a falta de respeito devido às referidas pessoas e instituições.
honra: é a virtude pela qual ao se reconhecer a excelência e dignidade de outrem manifesta tal reconhecimento pelo testemunho das palavras, gestos, saudações, ou com oferendas, brindes, estátuas [Sum. Theo. II-II,q.103,a.1,c]. Opõe-se à virtude da honra a desonra, ou seja, a falta do testemunho devido à excelência de quem a quem se deve reconhecimento.
obediência: é a virtude pela qual se reconhece pela ordem do direito natural e do divino, a retidão e a excelência do mando de uma autoridade superior [Sum. Theo. II-II,q.104,a.1,c]. Opõe-se à virtude da obediência a desobediência [Sum. Theo. II-II,q105,a1,c].
gratidão: é a virtude pela qual se reconhece a generosidade dos benfeitores [Sum. Theo. II-II,q.106,a.1,c]. Opõe-se à virtude da gratidão a ingratidão [Sum. Theo. II-II,q.107,a1,c].
verdade: é a virtude pela qual alguém diz a verdade e nesta acepção se diz verdadeira e é a virtude que torna bom aquele que a possui e faz com que a sua obra seja boa [Sum. Theo. II-II,q.109,a.1,c]. Opõe-se à virtude da verdade a mentira [Sum. Theo. II-II,q.110,a.1,c] a simulação, a hipocrisia [Sum. Theo. II-II,q111,a1-4], a jactância [Sum. Theo. II-II,q112,a1,c], a ironia [Sum. Theo. II-II,q113,a1,c].
amizade: é a virtude pela qual se mantém a harmonia da ordem entre as relações humanas em vistas ao bem comum e do convívio [Sum. Theo. II-II,q.114,a.1,c]. Opõe-se à virtude da amizade a inimizade e a adulação [Sum. Theo. II-II,q.115,a.1,c].
liberalidade: é a virtude pela qual se faz bom uso daquelas coisas que poderíamos usar mal [Sum. Theo. II-II,q.117,a.1,c]. Opõe-se à virtude da liberalidade a injustiça, a avareza [Sum. Theo. II-II,q.118,a.1,c], a prodigalidade [Sum. Theo. II-II,q.119,a.1,c].
eqüidade: é a virtude parte essencial da justiça pela qual se realiza a justiça legal, por isso é a justiça com propriedade [Sum. Theo. II-II,q120,a1,c]. Opõe-se à virtude da eqüidade a injustiça.

Trad. Paulo Faitanin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo do blog