sábado, 29 de março de 2008

Ecce Homo


"...as minhas próprias experiências com aqueles com quem todos têm más experiências, mas falam a seu favor. As minhas experiências dão-me o direito à desconfiança em geral dos impulsos chamados "desinteressados". A mentira do ideal foi até agora a maldição que pesa sobre a realidade, através dela a própria humanidade foi falsificada e viciada até seus mais profundos instintos a ponto de adorar valores contrários àqueles que lhe garatiam a prosperidade, o futuro, o sublime direito ao futuro.

Aos que se calam falta quase sempre a delicadeza e a cortezia do coração; o silêncio é uma objeção, engolir tudo produz necessariamente um mau caráter e estraga o estômago. Todos os que se calam são dispépticos (de difícil digestão). Não gosto, como vê, que se menospreze a rudeza, ela é, de longe, a mais humana forma de contradiçãoe, em meio ao amolecimento moderno, uma das nossas primeiras virtudes.

Não sabemos desembaraçar-nos de nada, não sabemos acabar seja com o que for, nada sabemos repelir, tudo nos fere. A proximidade entre o homem e a coisa torna-se modesta, as vivências afeta-nos com demasiada profundidade, a recordação é uma ferida purulenta.

O homem de conhecimento não deve apenas amar os seus inimigos, deve também poder odiar os seus amigos."

FRIEDRICH NIETZSCHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo do blog