domingo, 31 de agosto de 2008

Ecodesign: A produção do bem


Os brasileiros que forem passar por Nova York nos próximos dias poderão acompanhar de perto a exposição de peças ambientalmente corretas do Museu de Arte Moderna da cidade (MoMA). Mas não é preciso ir tão longe para conhecer estes novos conceitos, pois as produções ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis passaram a ser adotadas no dia-a-dia, contribuindo diretamente para a origem do ecodesign, o design ambientalmente correto.
O ecodesign faz referência a todo o processo de produção que engloba aspectos ambientais em todos os estágios de desenvolvimento de um produto. “O design ecologicamente correto nos faz pensar e executar projetos usando materiais alternativos, menos poluentes, reaproveitando matéria-prima e estimulando os consumidores a adotarem essa idéia”, explica o designer Zeh Rodrigues, proprietário do estúdio Brainbox Design Estratégico.
Os produtos ecologicamente corretos reduzem os impactos ambientais durante seu ciclo de vida, diminuindo a geração de lixo, economizando custos e incentivando a implementação de novas técnicas de produção, unindo o que é tecnicamente possível com o que é desejado para a manutenção e preservação do meio ambiente. Sendo assim, eles contribuem diretamente para a quebra de muitos paradigmas, testando novas soluções e procurando novos caminhos, gerando desenvolvimento em todas as áreas da sociedade.
Seguindo a tendência de muitos países da Europa nos últimos anos, grandes estilistas do Brasil têm utilizado em suas criações aspectos mais conscientes. Nomes como Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço e Glória Coelho aderiram à linha do ecodesign e passaram a criar tecidos ambientalmente corretos, utilizando as fibras e tintas naturais e a reciclagem de roupas e objetos usados.
Um dos principais exemplos da moda ecologicamente correta são as roupas fabricadas com fibras retiradas do bambu. Além de ser uma matéria prima renovável e biodegradável, a fibra do bambu dá um toque de leveza às roupas e mantém a capacidade termodinâmica das peças fabricadas. Outro material renovável que chama muita atenção e que vem sendo muito utilizado pela indústria do vestuário é a fibra oriunda da reciclagem de garrafas PET. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o material feito a partir das garrafas dá origem a tecidos macios e agradáveis, muito utilizados na fabricação de camisetas e bonés.
Eduardo Betinardi é Jornalista da IEME Comunicação, de Curitiba
Leia o artigo completo em www.tudocom.com.br/ci_tudocom/materia/titulo/ecodesign-a-producao-do-bem

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo do blog